“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.
Apesar das palavras de Philip Kotler, o pai do Marketing, já terem rodado o mundo, pouca preocupação quanto ao contentamento do cliente tem sido demonstrada atualmente. Então qual a importância de realizar uma Pesquisa de Satisfação?
Pensando em conhecer a percepção que o cliente tem da marca, para, assim garantir a sua melhor experiência dentro da companhia, a prática de uma Pesquisa de Satisfação é sempre a melhor opção!
A seguir, te contamos um pouco sobre o funcionamento dessa ferramenta e detalhamos sua importância na alavancagem do sucesso de sua empresa!
Como funciona uma Pesquisa de Satisfação?
Afim de receber um feedback de um cliente sobre o serviço ou produto oferecido, um questionário é elaborado e aplicado no público-alvo da companhia.
Dentre variados modelos de pesquisa disponíveis, o Net Promoter Score (NPS) destaca-se pelos seus benefícios e pela sua facilidade na aplicação.
Dessa maneira quantificamos o nível de fidelidade e satisfação do consumidor, tendo como base uma única questão: “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar essa empresa a um amigo ou familiar?”
Normalmente, o cliente é abordado via telefone, e-mail ou SMS, em que a combinação destas práticas também pode ser utilizada.
Portanto, os resultados da pesquisa devem ser encarados como um apontamento para possíveis melhorias no negócio, já que fornecem informações valiosas e estratégicas para a empresa.
Afinal, qual sua importância?
Antes de consumir determinada marca ou assinar algum serviço, os clientes buscam por informação. Logo, vão além do site oficial da empresa, onde grande parte das decisões são influenciadas por indicações e recomendações.
Assim, ouvir as dores dos compradores e aperfeiçoar suas experiências dentro da companhia são ações que permitem a formação de clientes satisfeitos e fidelizados. Por conseguinte, estes promovem a marca e contribuem para seu faturamento.
Além disso, com a implementação de uma Pesquisa de Satisfação, é possível destacar as áreas do negócio que precisam receber ajustes.
Por fim, cabe destacar a influência desses indicadores na estruturação do Marketing da empresa.
Uma vez que o contexto do cliente é entendido, e seu comportamento é desvendado, estratégias mais assertivas, que visem uma comunicação mais personalizada e humanizada, podem ser traçadas.
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