Com certeza caso alguém lhe perguntar você saberá falar quais são as qualidades do seu produto, mas você já parou para pensar qual é seu perfil ideal de cliente? Quais são os interesses deles? E de que forma seu produto faz diferença na vida dessas pessoas para que elas o comprem? Você conhece seu público-alvo?
Todas essas são perguntas fundamentais a se fazer para identificar seu público-alvo. Mas, por que identificar seu público-alvo?
Conhecer o seu público permite com que você e sua equipe criem estratégias com foco em quem realmente vai comprar seu produto. Dessa forma, você não só economizará tempo, como poderá desenvolver uma cadeia produtiva mais eficiente e que de fato garanta a satisfação do cliente.
Se você deseja saber como definir seu público-alvo confira nosso post:
Como definir seu público-alvo?
Devido às grandes mudanças pelas quais o mercado sofreu com o passar dos anos, as marcas tiveram que se reinventar.
Para isso, precisaram procurar outras maneiras de impactar seus clientes diante de um mercado cada vez mais competitivo, onde trazer inovação é sempre um diferencial.
É por isso que toda empresa precisa segmentar informações fundamentais, como gênero, interesses, poder aquisitivo, idade, localização, e hábitos de consumo. Ou seja, um primeiro passo muito importante para identificar seu público-alvo é criar personas.
O que é uma Persona?
Personas de modo geral, nada mais são que perfis de compradores ideais fictícios do seu produto.
No entanto, para elaborar uma persona, se faz necessário uma pesquisa de mercado mais específica, uma vez que envolva dados subjetivos como características pessoais, bem como estilos de vida.
Quanto mais trabalhada for essa pesquisa, maior será a chance de assertividade nas estratégias tomadas desse ponto em diante.
Erros que devemos evitar:
- Não escolher a melhor metodologia e abordagem: Tanto para pesquisas quantitativas, quanto qualitativas.
- Objetivos mal definidos: é fundamental saber quais informações exatas precisam descobrir com a pesquisa.
- Não dimensionar corretamente o tamanho da amostra: é importante não limitar o volume para não prejudicar o objeto de estudo, por isso um profissional no assunto é importante.
A ideia central é que uma boa pesquisa consiga responder as principais perguntas para você identificar seu público-alvo, por exemplo:
- O que seu produto oferece como vantagem em relação à concorrência?
- Quais são as empresas do ramo em que eles confiam?
- Quais são seus problemas, desejos e dificuldades?
- Quem são seus clientes?
É importante salientar que a forma como o cliente é impactado, é a forma como ele verá sua marca. Além disso, a pesquisa precisa responder os desejos do público, possibilitando com que você, empreendedor, consiga identificar oportunidades antes ocultas.
Uma vez que você passa a entender quem é seu público, tudo começa a caminhar de maneira mais eficiente, porém vale destacar que para que isso ocorra é fundamental que todos esses processos sejam realizados de forma competente e profissional, com informações assertivas para que as estratégias se concretizem.
Ficou curioso para entender mais sobre como identificar seu público-alvo? Então venha entender melhor como desenvolvemos nossa consultoria em pesquisa de mercado e planejamento de marketing.
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