Vivemos na era da tecnologia e o Metaverso já faz parte da nossa realidade.
Há alguns meses, começamos a ouvir falar de sua influência sobre as empresas e as pessoas, impactando e pretendendo atingir e revolucionar a economia mundial.
Mas, afinal, o que é Metaverso? Para que serve? Quais empresas estão investindo no Metaverso? Quais são seus benefícios para as empresas? Após essa leitura, investir no Metaverso pode estar cada vez mais perto da realidade do seu negócio!
O que é o Metaverso?
O Metaverso nada mais é do que um mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio da tecnologia, onde as pessoas irão interagir por meio de avatares (sua versão em 3D).
Nesse sentido, o usuário irá se relacionar num ambiente on-line, virtual, não real, mediante uso de equipamento específico (por exemplo: óculos de realidade virtual) e tecnologias que permitam imitar a realidade.
Isso já acontece nos games, mas a novidade é de que esse mundo se estenda para outras áreas, onde as pessoas possam trabalhar, interagir, estudar, fazer negócios, entre diversas outras atividades.
Para que serve o Metaverso?
O Metaverso possibilita simular, num ambiente virtual, uma vivência real, trazendo a sensação de que você está participando do ambiente como se estivesse lá e, por isso, alguns afirmam que esse mundo é uma versão “3D” da internet.
Quais empresas estão investindo no Metaverso?
Grandes empresas como Facebook, Nike, McDonald’s, Ralph Lauren, Itaú, Vans, Gucci, Fortnite e muitas outras, já lançaram alguns produtos e estão investindo fortemente no Metaverso.
O Facebook mudou seu nome para “Meta” (Meta Platforms) e está trabalhando em uma tecnologia que permitirá conexões sociais no Metaverso.
Recentemente, a empresa McDonald ‘s apresentou pedido de registro de marca, nos Estados Unidos, para a criação de um restaurante virtual, com objetivo de entregar produtos virtuais (alimentos e bebidas) e também comida de verdade no domicílio dos clientes.
A autenticidade das transações no Metaverso acontece por meio de tokens, os “NTFs” (Non Fungible Token), registrados em tecnologia blockchain, com a finalidade de garantir a propriedade digital do que for adquirido virtualmente.
Quais são seus benefícios para as empresas?
Trata-se de uma verdadeira revolução no mundo dos negócios.
Através do Metaverso, é possível reproduzir o ambiente empresarial de forma virtual, participar de reuniões, treinamentos, eventos, reuniões de trabalho, exibição de produtos, entre outros.
Segundo Alex Buelau, Diretor de Tecnologia da Parfin: “Quando as companhias migrarem para o Metaverso, o cliente poderá entrar no carro, entender o tamanho do produto e ter mais certeza sobre as características da sua aquisição”.
Ele afirma ainda, que o Metaverso será usado como um braço do comércio eletrônico e tem o potencial de revolucionar o mercado mundial, aproximando as empresas de seus possíveis clientes, usando a realidade virtual para vender seus produtos. Eaí, pronto para investir no Metaverso e explorar esse novo mundo de possibilidades?
Esta é mais uma de nossas dicas para você ficar ligado nas próximas tecnologias e inovações! Gostou? Quer melhorar o desempenho da sua empresa?
Entre em contato conosco e marque uma reunião de diagnóstico gratuita.
Conteúdo muito bem escrito e desenvolvido, agradeço pelas orientações!