4 Atitudes que podem sabotar o sucesso do seu negócio

Atitudes que sabotam as empresas

  Dados levantados pelo Sebrae mostram que uma em cada cinco empresas quebram no seu primeiro ano de vida. Desse modo, as estatísticas não são nada animadoras para quem pretende empreender, por isso devemos entender que ter um negócio é estar exposto a inúmeros perigos que podem levar o seu negócio à falência ou a não alcançar o sucesso almejado. Após uma análise a respeito sobre as atitudes que sabotam as empresas em geral, encontramos 4 atitudes que podem expor o seu negócio ao fracasso, são eles:

1) Temer mudanças 

 

Temer mudanças é considerada uma sabotagem no mundo dos negócios.

O mundo está em constante mudanças. Isso parece óbvio, mas inúmeros empreendedores não entenderam isso ainda e, por esse motivo, inúmeros negócios acabam ficando para trás, perdendo clientes e consequentemente chegando à falência. Para contextualizar, iremos contar a história da Blockbuster, que foi a maior rede de locadora de filmes e videogames no mundo. Porém, a internet se consolidou e surgiu o Netflix que simplesmente revolucionou a forma de assistirmos filmes e séries. Em 2000, a Blockbuster teve a oportunidade de comprar o Netflix pela quantia de US$ 50 milhões, porém eles não se interessaram e até mesmo riram da proposta. Hoje a Netflix é avaliada em US$ 100 bilhões e a Blockbuster simplesmente desapareceu do mapa.
Como a Blockbuster, inúmeras empresas estão cegas em relação à mudanças e desse modo estão correndo sérios riscos de terem o seu modelo de negócio substituído por algo mais inovador. Diante disso, a sua empresa tem que estar sempre em busca de melhorar o seu produto e a execução de seus serviços. Sendo assim, uma boa alternativa é dar voz aos seus colaboradores, permitindo que eles expressem ideias que podem auxiliar na melhor experiência do serviço. Além disso, outra sugestão é o vínculo com universidades, visto que é de lá que estão surgindo as novas tecnologias.

 2) Não diferenciar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal. 

 

Não diferenciar o dinheiro do seu negócio do seu dinheiro pessoal é uma das atitudes que sabota as empresas.

De acordo com o IBGE, 90% das empresas do Brasil possuem perfil familiar. Isso está totalmente relacionado a um inimigo invisível que acaba sabotando o seu negócio, que consiste na confusão do dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal. Isso pode parecer inofensivo, mas desencadeia inúmeros problemas, como: a falta de controle financeiro, gastos excessivos, redução do caixa da empresa e brigas entres os sócios. Para resolvermos esse problema, podemos criar uma estrutura onde o dono da empresa recebe o pró-labore, que é a remuneração que um administrador recebe pelo o seu trabalho e seu desempenho. Desse modo, as contas da pessoa física se separam das da empresa facilitando para que não ocorra prováveis problemas no futuro.

3) Exagero em perfeição. 

 

O exagero em perfeição pode ser considerada uma das atitudes que sabotam os negócios em geral.

A busca pela perfeição é muito importante para que seu negócio se destaque das outras empresas, mas o exagero em perfeição pode acabar sabotando o seu negócio. Diante disso, iremos ensinar uma ferramenta que o ajudará a correr menos risco relacionado a isso. O produto viável mínimo (MVP) é uma versão enxuta do seu projeto, assim não é necessário que ele esteja totalmente perfeito, pois ele estará sendo validado com os protótipos criados. Isso permite que possamos implementar novos projetos sem um alto custo, com maior assertividade e em menos tempo.
Dessa forma, o MVP acaba minimizando o risco de que o gestor desista de lançar o projeto pois não está tudo “perfeito”, desencadeando um processo de validação e implementação totalmente ágeis. Isso faz com que a empresa se torne mais eficiente e pronta para concorrer contra os outros players.

4) Não entender o seu consumidor.

 

Entender o consumidor é um fator muito importante para o sucesso do seu negócio.

Pode parecer óbvio, mas uma das maiores dificuldades das empresas em todo mundo é entender o seus consumidores. Ao entender o seu consumidor, você poderá tomar medidas mais assertivas que melhoram a experiência do seu produto e consequentemente aumentará o seu market share. Para isso, será necessário ter uma boa relação com o seus consumidores, criando pesquisas a respeito da experiência que tiveram ao ter contato com o seu produto. Se você possuir uma empresa que não possui contato com o consumidor final, a atenção deve ser redobrada para que não ocorra a troca do seu produto pela do concorrente.
Um exemplo de empresa que busca entender e priorizar cada experiência do consumidor são os parques da Disney, que transformam cada experiência em algo memorável. Para isso, Walt Disney buscou entender os seus clientes, buscando os sentimentos que eles tinham em cada experiência em seu parque. Diante dos dados coletados, ele elaborou estratégias que transformaram as ineficiências em algo totalmente mágico.

  Concluímos que esses 4 pontos quando analisado da forma correta, poderão auxiliar no melhor desempenho de sua empresa, dessa forma contribuindo para que não existam atitudes que sabotam o seu negócio. Caso esteja enfrentando algum problema ou esteja querendo tornar o seu negócio mais eficiente, entre em contato pelo site que iremos mostrar as melhores alternativas para alavancar o seu negócio.

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