Organizar os processos de sua empresa implica diretamente no seu funcionamento interno e no seu desempenho. Isso porque contribui para a melhor qualidade de produto e serviço e diminui na incidência de erros.
É importante ter em mente que essa organização é essencial para a empresa ter sua lucratividade e produtividade garantida e, consequentemente, ter uma gestão de sucesso.
Para isso, vamos entender quais as ferramentas são necessárias para melhorar a qualidade do serviço e como organizar esses processos na prática.
O que são processos?
“Processo” é como um conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. Sendo assim, a gestão por processos é também utilizada para uniformizar e aperfeiçoar os processos de trabalho.
Ou seja, o funcionamento por processos mostra como cada atividade deve ser feita dentro da empresa, quais seus recursos para isso e a ordem a seguir para atingir um resultado ideal.
Principais processos de uma empresa
Existem 3 principais tipos de processos organizacionais atualmente: Primário, de suporte e de gerenciamento. Vamos entender melhor cada um deles.
Processo Primário
É aquele que entrega um produto ou serviço para o cliente, como um prato servido em um restaurante ou um carro passando pelo lava-jato.
Por tem um contato direto com seu cliente, o processo primário se resume em aquele ligado à entrega de valor ao consumidor.
Processo de suporte
O processo de suporte não está diretamente ligado ao seu cliente. Mas, como o nome já diz, está dando suporte aos outros segmentos da empresa para auxiliar a execução do processo primário.
Como por exemplo, a seleção e treinamento de funcionários que é feita pela Gestão de Pessoas (conhecido também como RH).
Processo de Gerenciamento
É aquele responsável por organizara gestão dos demais processos dentro da companhia, mas sem agregar valor direto ao seu consumidor final.
Por fazer a gestão de negócios, é nesse processo que se acompanham, supervisionam e controlam as atividades dentro da empresa.
A importância de organizar os processos de uma empresa
De fato, a organização por processos otimiza a atuação interna dessa empresa que tem como consequência uma maior satisfação do cliente no geral.
Nesse sentido, vamos citar as principais importâncias:
- Eficiência: com os processos alinhados dentro da empresa o tempo será bem distribuído para as tarefas serem cumpridas de acordo com os recursos necessários, diminuindo a dispersão entre as atividades.
- Padronização: com a organização estabelecida os resultados padronizados aparecerão e podendo controlar os melhores serviços, a satisfação e o reconhecimento do cliente tende a aumentar.
- Agilidade: com os problemas encontrados pela empresa a chance de diminuir as tarefas desnecessárias que atrapalham o desenvolvimento aumentam junto com a produtividade da empresa.
- Integração: a organização por processos tem papel importante para integrar os departamentos internos de uma companhia para ficarem alinhados e alcançar seus objetivos próprios também.
Benefícios para organização
Redução de custos
Uma gestão de negócios organizada por processos reduz custos quando as etapas estão otimizadas para que nenhum empecilho atrapalhe o andamento da atividade e atrase essa entrega final do serviço.
Melhor produtividade
Junto a redução de custos, tem-se um ganho na produtividade quando a divisão dos serviços é bem distribuída. Para que não falte ou sobre nenhum material que interrompa o trabalho dos funcionários, obtendo-se maior controle de todo o processo.
Otimização de processos e resultados
A otimização de processos e resultados é percebida em todos os outros pontos como a redução de custos, controle do tempo, eficiência e produtividade. É possível encontrar os problemas e remover desgastes desnecessários com a otimização do processo.
Qualidade elevada
A qualidade do produto ou serviço se torna melhor quando há uma gestão de negócios eficiente. O que traz vantagem para a marca no mercado competitivo e possível fidelização do cliente quando se tem uma melhoria do serviço prestado.
Organização de processos e o método de mapeamento de processos
Um método muito conhecido para a organização é o mapeamento de processos, que consiste em visualizar todo o processo de uma empresa para que a tomada de decisões seja facilitada e mais assertiva.
Como organizar os processos da empresa?
O método mais conhecido utilizado para o mapeamento e otimização de processos é BPM (Business Process Management), traduzido para o português como Gerenciamento de Processos de Negócios. Vamos entender os passos mais eficientes para começar a organizar seus processos:
Encontre e elimine gargalos
Gargalo é tudo aquilo que limita e impede que o processo produza mais. Então, identificar e eliminar gargalos ajudará a manter o fluxo de trabalho constante e dentro do prazo determinado para cada tarefa.
Organize as tarefas
Organizar as tarefas antes de começar algum projeto em si permite que as atividades sigam o prazo proposto, determina a função de cada membro e suas responsabilidades, o sequenciamento lógico do fluxo de trabalho e priorize as tarefas mais urgentes.
Arquitete um fluxograma
Uma maneira fácil de visualizar os processos mais complexos é por meio da elaboração de um fluxograma que traga a ordem das tarefas, seus responsáveis e seus objetivos a fim de maximizar a organização empresarial.
Use aplicativos para facilitar a gestão
Novas tecnologias são bem-vindas para organizar os processos, dentre elas o Trello e Pipefy que são dois bem-vindos para organizar os processos, permitindo gerenciar as etapas de um projeto, incluindo a definição de datas de entrega para cada responsável.
Já os aplicativos em nuvem OneDrive e Google Drive são sugestões para compartilhar arquivos entre os membros e acessá-los em qualquer lugar e a qualquer hora.
A comunicação é essencial do começo ao fim do processo, então mantenha um aplicativo de mensagens rápidas para resolver eventuais problemas também é muito recomendado.
Sua empresa organiza os seus processos?
E aí? Depois de chegar até aqui e perceber que sua empresa precisa organizar melhor os processos não é motivo para desespero, mas comece o quanto antes para que sua equipe esteja preparada para lidar com a estruturação da melhor forma possível!