Finanças Pessoais x Finanças Empresariais: por que nunca misturar?

Começar um novo negócio pode ser muito gratificante, mas nunca vem sem desafios. Entre eles, separar suas finanças das corporativas é primordial, e lidar com essa separação pode ser o maior deles!

20151106-dinheirama-financas-empresas-720x350

Nesse sentido, muitos empresários acabam por misturar suas finanças. 

Seja por “praticidade” ou outros motivos, esta não é a melhor opção para você.

Logo, separar as finanças pessoais das corporativas permite ter um controle claro das metas e conquistas da empresa, uma vez que facilita a visão dos custos e contas a pagar. 

Confira algumas dicas:

1. Separação das Contas Físicas e Jurídicas:

Em primeiro lugar, para manter uma boa divisão das finanças é separar as contas de pessoa física e pessoa jurídica

Assim, a mistura dessas contas pode tornar o processo de declaração do Imposto de renda mais complexo e caro.

Além disso, essa é a melhor forma de controlar os recursos que entram e que saem da sua empresa. Isto é, permite criar um histórico de crédito junto às instituições financeiras.

Ou seja, a criação de uma conta bancária para sua empresa traz mais confiança aos clientes e prestadores de serviço. Da mesma forma, garante mais oportunidades para o seu negócio. 

2. Pró-labore dos Sócios:

Em segundo lugar, outro ponto é estabelecer um valor para o pró-labore dos sócios. Desse modo, você evita que tomem muito dos recursos da empresa para fins pessoais, ou que os pessoais sejam destinados a ela.

Além de que, certamente, definir isso garante uma maior capacidade de prever os gastos da empresa, visto que facilita seu planejamento. 

3. Estruturação Financeira:

Por fim, é vital estruturar as finanças da sua empresa para ter um bom controle dos custos, receitas e despesas. Além de uma boa previsão de possíveis dificuldades financeiras, uma vez que são comuns no início de um negócio.

Acima de tudo, você pode criar planilhas ou utilizar softwares para ajudar nessa estruturação. Logo, será possível que sua empresa possua maior saúde financeira. 

Separar suas finanças corporativas é primordial! 

Caso não tenha feito, nunca é tarde para começar. Um bom início é com a separação da conta bancária seguido pelos outros passos tratados aqui!

Portanto, é sempre bom contar com a ajuda de uma consultoria empresarial especializada que consiga te orientar dos melhores caminhos para essa segmentação. Por exemplo, a Júnior FEARP oferece o serviço de Estruturação Financeiraclique e saiba mais sobre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campos abaixo e venha solucionar seu problema com a Júnior FEA-RP!