Se você deseja abrir um novo negócio e gosta de animais de estimação, por que não unir essas duas ideias? Será que pet shop é um bom negócio?
Negócios no ramo de pets vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos, logo pode ser uma boa oportunidade para você empreender.
Nesse artigo vamos esclarecer pontos importantes sobre o crescimento desse mercado, e o que é necessário para você empreender no setor pet e adentrar nesse segmento.
Crescimento do mercado pet
No ano de 2020, o Brasil registrou um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior no mercado pet.
Desse modo, o nicho fechou o ano com um faturamento de cerca de R$ 40,1 bilhões.
O crescimento do setor evidencia que, mesmo em um ano de pandemia em que muitos comércios fecharam as portas, os pet shops não sofreram com o abalo econômico agressivo.
Apesar de muitos estabelecimentos estarem passando por um momento de crise, um pet shop é um bom negócio!
A área tem evoluído constantemente, assim garantindo um retorno promissor para quem souber investir nesse ramo.
A pandemia também foi responsável por impulsionar o mercado pet, que já estava em crescimento, devido à forte tendência de humanização dos animais de estimação.
Os donos de pets já não se preocupam apenas com a alimentação, banho e tosa, mas também ao bem-estar e à estética dos seus animais.
Isso reflete no aumento de produtos e serviços destinados ao ramo, como produtos Premium, alimentação natural, produtos de higiene direcionados e serviços de entretenimento e bem-estar animal.
Como abrir um pet shop
Se você se interessa pelo assunto, tem carinho pelos animais e enxerga como o ramo pode ser promissor, é hora de pensar em como você pode abrir um negócio no setor pet.
– Criação de um Plano de Negócios
Inicialmente é necessário definir em qual área seu negócio deseja atuar, já que o ramo pet possui uma variedade de serviços:
- Pet shops
- Creches
- Hotéis
- Clínicas veterinárias
- Serviço funerário
- Adestramento
Sendo assim, é importante traçar um Plano de Negócios para estruturar suas ideias e poder colocá-las no papel.
O Plano de negócios envolve as etapas que são necessárias para abrir um novo empreendimento.
Neste caso, para abrir um pet shop você deve entender um pouco sobre as estratégias, finanças e o setor no mercado que você está se inserindo.
O Plano de Negócios é essencial para que você obtenha um entendimento completo sobre os aspectos que envolvem a abertura de um negócio no mercado pet.
Dessa forma, você pode ter segurança sobre o caminho e as próximas etapas do processo.
– Definição do Público-alvo
O público alvo é formado pelos possíveis consumidores dos seus produtos e serviços. Em suma, são as pessoas que irão interagir com o seu negócio.
Para que você possa definir o público alvo do seu pet shop, primeiramente é necessário entender o que sua empresa está oferecendo às pessoas.
Portanto, você deve abranger as pessoas que buscam por serviços, como aqueles que seu negócio oferece para segmentar o seu público de interesse.
Além disso, a pesquisa deve englobar aspectos que forneçam uma definição correta sobre seu público, como: hábitos de consumo; preferências; poder aquisitivo; localidade; necessidades e demandas.
Com esses pontos bem definidos, agora você deve traçar as estratégias que serão adotadas para alcançar seus clientes e fidelizá-los.
– Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro empresarial é um conjunto de ações e ferramentas que buscam organizar e gerenciar os recursos financeiros da empresa.
Sendo assim é indispensável para a saúde do negócio.
Mesmo que investir no ramo pet possa trazer um bom retorno e oportunidade de crescimento, caso a empresa não realize um bom planejamento e estruturação financeira, pode acabar gerando resultados negativos.
Veja algumas ações que devem ser realizadas para o sucesso do seu pet shop:
- Ter uma boa estruturação dos fluxos de caixas da empresa
- Elaboração de orçamentos mensais ou anuais
- Ter uma boa gestão de estoque e equipamentos
- Planejar gastos, despesas e investimentos que devem ser feitos com prazo de antecedência
- Possuir reservas para trocas de equipamentos
- Separação entre pessoa física e jurídica
- Gestão do capital de giro do negócio
Onde abrir um pet shop
A localidade deve ser o principal aspecto a ser pensado no momento em que você for decidir onde abrir seu pet shop.
De fato, todo empreendimento que é bem localizado possuí uma vantagem para alcançar seus resultados.
Você pode iniciar seu empreendimento em sua própria casa, com as adequações necessárias para o seu funcionamento.
Contudo, com o tempo você deve planejar o crescimento e a estruturação de um local que forneça todas as especificações necessárias para o atendimento dos seus clientes.
À vista disso, faça uma pesquisa sobre todos os aspectos que são necessários no espaço em que você vai alugar, tenha em mente tudo que você precisa nesse espaço.
Também escolha um lugar que tenha um aluguel condizente com seu planejamento financeiro, sempre considerando o custo benefício do local.
Plano de negócio e pesquisa de mercado para pet shop
Além do Plano de Negócios, outra ferramenta essencial para um novo negócio é a Pesquisa de Mercado.
Na realização de uma pesquisa de mercado, é possível descobrir informações muito importantes para a tomada de decisão.
Dessa forma, a pesquisa visa coletar dados dos agentes que envolvem o negócio, como os clientes, fornecedores, funcionários e o mercado pet no geral.
Acima de tudo, isso contribui para criação de estratégias voltadas para o sucesso da empresa.
O Plano de Negócios e a Pesquisa de Mercado são projetos essenciais para quem deseja abrir um novo empreendimento na área e obter resultados positivos.
Conclusão
Em resumo, para a criação de um negócio voltado ao setor pet, dois pontos são essenciais: estruturar todas as etapas para o planejamento do seu negócio e o carinho pelos animais de estimação.
Logo, utilizando ferramentas como o Plano de Negócios e Pesquisa de mercado seu empreendimento vai ter sucesso.
A Júnior FEARP pode ajudar você a dar esse passo inicial, assim como já auxiliou outros empreendedores a iniciarem seu sonho, com projetos voltados para o mercado pet.