Pesquisa de Mercado

Identifique oportunidades no mercado para se diferenciar

O que é Pesquisa de Mercado?

A Pesquisa de Mercado fornece um conhecimento maior acerca do meio que a empresa está inserida, a partir da coleta de informações realizada com consumidor, concorrente e/ou fornecedor, sendo possível, assim, embasar decisões estratégicas e conhecer melhor o mercado. 

Evite erros como:

  • Não ter um objetivo bem definido
  • Subestimar a concorrência
  • Desconhecer o público-alvo
  • Não demonstrar seus diferenciais competitivos
  • Desconhecer o setor em que seu negócio está inserido

Benefícios:

A Pesquisa de Mercado ofertada pela Júnior FEA-RP pode ser utilizada para atingir diversos objetivos da sua empresa, tais como:

  • Conhecer o seu público
  • Analisar a concorrência e entender suas estratégias
  • Identificar oportunidades com antecedência
  • Dimensionar o mercado
  • Escolher um ponto comercial
  • Testar o desempenho de produtos e serviços
  • Medir a satisfação do consumidor

Em síntese, a Pesquisa de Mercado é essencial para o desenvolvimento das estratégias de curto e longo prazo da empresa. Entender as necessidades do consumidor e se adaptar para garantir a satisfação e atração de novos clientes é a forma mais concreta, de alcançar o sucesso de qualquer empresa.

Como o projeto é realizado?

As etapas que envolvem a elaboração da Pesquisa de Mercado são:

  • Levantamento de dados 
  • Elaboração do Roteiro de Entrevista
  • Seleção dos Locais de Aplicação e Mapeamento de Potenciais Clientes
  • Realização do Pré-Teste
  • Aplicação dos Questionários
  • Transcrição e Análise dos Dados
  • Relatório Final

O primeiro passo é um diagnóstico gratuito para identificar a necessidade do cliente. Logo após analisar essas necessidades, criamos uma proposta personalizada e, com a aprovação, damos início ao projeto. Por fim, o cliente pode acompanhar o desenvolvimento do projeto e expor sua visão durante o processo, através das reuniões de alinhamento.

A princípio os projetos são realizados por equipes de 2 a 4 pessoas, em conformidade com a necessidade do projeto. Além disso, há professores doutores que acompanham essas equipes visando a melhor performance.

Em geral, um projeto dura de 2 a 3 meses, mas o prazo pode variar de acordo com os requisitos do projeto.

O objetivo da consultoria é de fato entregar uma solução personalizada para o problema enfrentado pela empresa. Por isso, o tipo ideal de projeto varia de acordo com cada empresa, já que cada problema é único de acordo com o contexto que a empresa está vivendo.