Restaurantes e o distanciamento social

Covid-19

Desde o início da pandemia do covid-19 houve o implemento das políticas de lockdown. Os estabelecimentos foram fechados em prol da prevenção contra nova doença, e assim ocorreram muitos debates sobre como os estabelecimentos poderiam continuar operando com essa nova política. Um dos estabelecimentos mais afetados foram os restaurantes, onde grande parte teve que reduzir sua lotação máxima, uma vez que o lockdown completo acabasse. Para passar por essa crise alguns restaurantes apareceram com ideias novas que podem servir de exemplo para qualquer negócio passando por momentos desafiadores.

Ideias

A primeira ideia seria a mais básica, exigir que funcionários e clientes usem máscaras dentro do estabelecimento, pois elas são imprescindíveis para garantir a segurança e o bem-estar de todos durante o atendimento. Alguns restaurantes também oferecem álcool gel para seus clientes se sentirem mais seguros.

A segunda ideia é  a integração com o meio digital. Se antes já era muito bom ter meios de entrega por delivery online, na pandemia esse nicho cresceu mais ainda. Essa estratégia é muito importante uma vez que grande parte da população ainda está relutante em sair para um local público que não seja de extrema urgência. Veja mais: Como trabalhar com E-commerce?

Por fim, considerando que essa crise provavelmente será muito prejudicial para os negócios em termos financeiros, é importante saber como cortar custos e melhorar sua balança econômica, tudo isso claro, sem perder a experiência que seu cliente sempre encontrou em seu estabelecimento. Dessa maneira, algumas ações que podem ser tomadas incluem: revisar o cardápio e cortar alguns dos ingredientes mais caros (desde que tal ingrediente não seja muito associado ao restaurante), também há a possibilidade de conseguir descontos com seus fornecedores ou mesmo oferecer descontos e promoções aos seu clientes, de forma a conquistar uma nova clientela ou reanimar a sua clientela antiga.

Conclusão

Após ter isso em mente podemos ver uma oportunidade com esta crise, claro que ela é algo muito prejudicial que não deve ser vista com bons olhos, porém podemos ver que algumas mudanças em nosso dia a dia podem nos fazer sair da zona de conforto e olhar para lugares que nunca tínhamos olhado. Após realizar estas mudanças, é provável que o restaurante em questão esteja com os processos muito mais optimizados e prontos para lidar com futuros problemas.

Gostou da matéria? Identificou algum problema em seu negócio e não sabe como solucioná-lo? A Júnior FEA pode ter algo para te ajudar. Entre em contato com um de nossos consultores.

Autor

Matheus Ancona
Coordenador de Inteligência de Mercado

Consultoria empresarial em Ribeirão Preto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campos abaixo e venha solucionar seu problema com a Júnior FEA-RP!