Missão, Visão e Valores de uma empresa: casos para se inspirar

 

Quando se comanda um voo, é necessário garantir que os comissários e os tripulantes saibam o que fazer durante o trajeto, por exemplo, que a tripulação deve ficar sentada com os cintos afivelados ao passar por uma zona de turbulência. É garantir que todos estejam alinhados com o objetivo do piloto: chegar em segurança no destino. Em uma empresa, isso é chamado de organização estratégica, ou MVV (missão, visão e valores).

O que é o MVV de uma empresa?
  • O que é a missão de uma empresa?

Toda empresa possui o objetivo de atender a comunidade com seus serviços ou produtos. Portanto, a missão da empresa é o seu objetivo, o seu motivo de existir.

  • O que é a visão de uma empresa?

Para atingir sua missão, é necessário ter a visão, ou seja, onde a empresa deseja chegar. Assim, a visão direciona todas as tomadas de decisões e ações da empresa.

Por exemplo, a Natura pretende ter uma marca reconhecida que se compromete com a construção de um mundo melhor, então seus produtos são naturais, ela possui ONGs voltadas ao meio ambiente e políticas internas para as mulheres da empresa.

  • O que são os valores de uma empresa?

Ao contrário de missão e visão, os valores não estão diretamente ligados ao mercado, mas sim ao time. Os valores são essenciais para estabelecer quais comportamentos são aceitáveis ou não no ambiente de trabalho e nas suas operações.

Por exemplo, não faz sentido que uma empresa apoie a luta antirracista e tenha uma série de produtos que se apropriem da cultura africana.

Quer saber mais detalhes e vantagens sobre o MVV? Acesse nosso artigo MVV é perda de tempo? | Missão, Visão e Valores 

Afinal, é vantajoso ter um MVV na empresa?

Talvez você não ache que valha a pena ter um MVV na sua empresa, mas Bill Gates discorda e, se estivessem vivos, Steve Jobs e Walt Disney discordariam também. Microsoft, Apple e Disney são algumas das empresas de sucesso que possuem o MVV bem definido na empresa há muito tempo. Dificilmente você pensa na Disney e não associa à criatividade, pois é um de seus valores e se reflete no ambiente lúdico dos parques. 

Também não é à toa que o discurso de Steve Jobs apresentando o iPhone em 2007 é lembrado até hoje, porque a missão da Apple é “mudar o mundo através da tecnologia” e isso os guia para inovar cada vez mais nos seus produtos.

Assim, como foi visto nos casos das maiores empresas da tecnologia e do entretenimento, com a definição bem sucedida da missão o MVV vai direcionar você, sua equipe e, consequentemente, a sua empresa a um único objetivo. Desse modo suas ações também mudam, pois seus valores servirão de orientação para alcançar os objetivos da empresa, ou seja, sua visão

Ficou interessado? Conheça o serviço de Planejamento Estratégico da Júnior FEA e direcione sua empresa para o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.