As startups estão em alta, mas nem todo mundo entende o que elas são. Então, vamos te explicar o que são elas e como o empreendedorismo funciona nessas empresas.
O que é uma startup
As startups estão se tornando uma pauta cada vez mais constante no mundo, e no Brasil não é diferente. Em 2018 assistimos as primeiras startups brasileiras se tornando unicórnios, que são startups que passam a valer mais de US$ 1 bilhão.
Mas, afinal, o que é uma startup? O termo startup nasceu na década de 90 nos Estados Unidos na época da bolha da internet e fazia referência a um grupo de pessoas que se uniam para executar uma ideia que poderia se tornar uma empresa rentável.
Hoje as startups saíram dos Estados Unidos para ganhar o mundo. E ainda restam dúvidas sobre o que se configura como uma startup, já que existem várias definições.
Podemos entender startup como uma empresa nova, geralmente ofertando um produto ou serviço fortemente ligado à tecnologia. Além disso, seu produto deve promover inovação, seu modelo de negócios precisa ser escalável e com alto potencial de rentabilidade.
E como funciona o empreendedorismo nas startups?
Empreender no jargão do mundo empresarial diz respeito a abrir um novo negócio ou colocar em prática uma nova ideia dentro da empresa. Pensando nisso, as startups já estão intimamente ligadas com o termo, já que são empresas novas que estão ligadas à uma inovação.
Mas dentro das startups o ritmo do empreender deve ser mais acelerado, uma vez que a sua escala de crescimento deve ser mais acelerada. E por quê? Basicamente, a startup empreende apostando todas as suas cartas no seu produto, assumindo o risco de dar tudo errado.
Isso se torna mais claro ao passo em que entendemos de onde vem o dinheiro para executar as ideias, o capital inicial pode sair do bolso dos próprios fundadores. Contudo, para fazer com que o crescimento seja exponencial, a startup vai precisar do investimento externo.
O retorno do investimento caso a startup dê certo é bem alto
Investimentos como de anjos ou fundos de investimentosão o que permite que as startups saiam do papel, consigam contratar funcionários e pagar suas contas. E muita gente vem ganhando dinheiro investindo em novas empresas, pode significar perder dinheiro se tudo der errado, mas se der certo o lucro é muito alto.
Como funciona o dia-a-dia do trabalho nas startups?
Diferente de outras empresas as startups nem sempre contam com o recurso necessário para contratar todo o time que ela idealmente precisa, fazendo com que todo mundo tenha que fazer um pouco de tudo. Isso não vale só para os funcionários contratados, mas também para o CEO e sócio-fundadores da empresa.
Inclusive, as pessoas que decidem se aventurar pelo empreendedorismo em startups devem ter consciência que o caminho não será fácil. Fundadores de startups devem ser especialistas no produto que vão vender ou em algo que possa ajudar no crescimento do negócio, o que demanda muito estudo.
Como já falamos, tudo mundo deve fazer um pouco de tudo, então até mesmo os cargos mais altos vão precisar executar tarefas mais operacionais. Além disso, a carga de trabalho vai ser pesada, a demanda não vai ser só no escritório, mas também em eventos e na leitura não só de livros, mas também de revistas e jornais.
Exemplos de startups brasileiras
O cenário brasileiro parece estar cada vez mais fértil para o surgimento de startups, podemos ver empresas como Nubank e 99 trazendo inovação para seus respectivos mercados e obtendo muito sucesso na rentabilidade do negócio.
Podemos notar também uma grande variedade de modelos de negócio e produtos ou serviços oferecidos. Por exemplo, o Nubank oferece serviços bancários, revolucionando o mercado bancários brasileiro, que era majoritariamente físico.
Já a 99 trouxe uma nova perspectiva para a mobilidade urbana, agregando em um só lugar carros particulares e táxis, revolucionando duas vezes um nicho do mercado.
E existem ainda outros exemplos, como é o caso da LiveHere, startup que se destaca no setor imobiliário oferecendo moradias estudantis para universitários no interior de São Paulo.
Todo esse cenário de diferentes startups brasileiras, de diversos segmentos, apresentando uma performance e lucratividade tão boa, abre portas para novos empreendedores e investidores.
Entretanto, é importante ter planejamento, os jornais só mostram os casos de sucesso, por trás disso teve muita gente que tentou e não deu certo. Isso é normal, mas é interessante ter consciência do tamanho do desafio.
Dicas para quem deseja empreender no modelo de startup
Já falamos sobre todo o foco e trabalho duro necessários para quem sonha abrir uma startup, mas ainda temos quatro dicas bem legais para contribuir com os futuros empreendedores:
● Inovação é coração de uma startup: não necessariamente a inovação deva ser uma completa disrupção do produto, mas pode trazer uma nova forma de executar algo no dia-a-dia. E atenção, mesmo seu produto ou serviço sendo algo completamente diferente, no momento em que começar a dar resultados vão surgir mais dez fazendo o que você já faz. Então, foco em sempre polir sua inovação para ser a melhor opção no mercado;
● Pessoas capazes trazem mais resultado: contratar pessoas qualificadas é primordial, entretanto, mais do que isso, capacitar funcionários pode garantir uma permanência maior. O mercado está cada vez mais agressivo em busca das pessoas certas, empresas maiores podem oferecer maiores salários, mas a startup pode oferecer mais autonomia e horizontalidade. Cuide para que essas características sejam prioridade na sua empresa;
● Seus primeiros clientes são sua maior propaganda: a satisfação do cliente para empresas que estão começando deve ser prioridade, ainda mais quando o dinheiro é contato. Além disso, essas são as primeiras pessoas que vão testar o seu serviço ou produto e podem te ajudar a aparar as arestas e melhorar o que precisa ser melhorado;
● Faça da internet sua melhor amiga: Entenda seu público, aprenda como engajar os seus possíveis clientes e faça das suas redes sociais e site mais que um espaço de venda, os transforme em uma janela de interação. Uma boa comunicação pode cativar e converter mais que postagens pagas ou propagandas caras.
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