Cada vez mais vemos que as empresas têm buscado se preparar tanto para entrar no mercado como para realizar um planejamento que ajude na continuidade do trabalho. E em um momento tão competitivo e tão cheio de inovações, conhecer muito bem o ambiente externo, ou seja, o ambiente em que a empresa está inserida se torna essencial para alcançar o sucesso.
Entendendo o que é uma análise de ambiente externo
Quando dizemos “conhecer o ambiente externo”, primeiramente temos de entender que ele é tudo aquilo que está em volta da empresa, são aqueles agentes que fazem parte do mercado como um todo, influenciam a empresa a todo momento, porém que não estão sob seu controle.
Então realizar essa análise, é procurar entender de que maneira todos esses agentes vão afetar nossa empresa ou nossos produtos e serviços. E além disso, tentar trazer isso ao nosso favor.
Alguns exemplos são: Quais as oportunidades existentes no mercado para nós? Quais as ameaças? De que forma a variação do dólar nos afeta? Como as novas políticas podem nos servir de ameaças ou oportunidades?
A seguir veremos algumas ferramentas que podem nos ajudar nesse processo. E assim, entender maneiras de analizar o ambiente externo.
Pesquisa de Mercado
Podendo ser utilizada em diversos momentos a Pesquisa de Mercado é um instrumento de suma importância tanto para a empresa que está procurando iniciar suas atividades tanto para aquela que já está algum tempo no mercado, mas está buscando entender o comportamento do mercado.
Existem vários tipos de Pesquisa de Mercado, mas colocando de maneira geral ela vem sanar a necessidade de entender melhor sobre nosso público alvo, sobre nosso campo de atuação, nossos concorrentes e clientes. Então, nota-se que é um modo de entender esse ambiente que nos cerca e como eles nos apresenta oportunidades e ameaças.
Exemplificando: Em 2020 no Brasil se confirmou a crescente do mercado de alimentação saudável, com a procura das pessoas em se alimentar de uma forma mais saudável, esse mercado se encontra em constante evolução deixando oportunidades pelo caminho. A Pesquisa de Mercado poderia nesse caso procurar entender se essa preferência de compra em uma determinada região se confirma, ou seja, estaríamos procurando entender o nosso ambiente externo antes de entrar nesse mercado.
Análise SWOT
Uma das “queridinhas” pelas empresas e consultores, a Análise SWOT , bastante presente em um Planejamento Estratégico, é uma técnica que procura auxiliar tanto organizações como pessoas a identificar suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Dessa maneira, percebe-se que essa análise nos dará uma visão mais aprofundada do ambiente interno (Forças e Fraquezas) e do ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
Análise PEST
Outra que é bastante conhecida é a Análise PEST, ela é uma ferramenta muito valiosa para entender os fatores externos que podem influenciar a empresa. Com ela, busca-se ter um olhar mais focado para o nosso ambiente macro, analisando questões Políticas, Econômicas, Sociais e Tecnológicas.
Com ela novamente conseguimos identificar oportunidades, se prevenir quanto a ameaças e até mesmo entender as inovações no mercado.
Há algum tempo, já existe a Análise PESTEL, que além desses pontos citados anteriormente procura entender também questões ambientais e legais.
Olhando para essas ferramentas citadas, entende-se a importância de conhecer o ambiente externo e que ele também é responsável por influenciar diretamente o desempenho e resultados de uma empresa.
Porém, vale ressaltar que essas análises sem um olhar aprofundado deixam muito a desejar. Assim, é de extrema importância buscar profissionais especializados para auxiliá-lo a extrair o máximo dessas ferramentas e executá-las da maneira correta.
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Autor
Mateus Lameu
Consultor de Projeto e Analista financeiro