Como investir em novas estratégias para fidelizar clientes

A fidelização de clientes é muito importante para qualquer negócio.

 

As organizações modernas preocupam-se cada vez mais com o relacionamento com seus clientes – sobretudo para mantê-los como consumidores ativos, e ter por parte deles a preferência pelos seus produtos e serviços. Neste sentido, este artigo centra-se em indicar algumas condutas ideias para promover a fidelização, e consequentemente consolidar uma clientela fiel e que recomenda as soluções vendidas.

Imagem institucional preservada

 

A empresa institucional preservada é essencial para o meio corporativo.

Quando um potencial cliente entra em contato com uma empresa, só o faz porque vê nela algo que a distingue das demais, ou que a credibilize e legitime seu interesse. O Panorama da fidelização no Brasil 2022, pesquisa recentemente lançada pelo site especializado “Tudo Sobre Investimentos” (TSI), evidenciou uma importância dada pelo consumidor à abordagem ESG (governança ambiental, social e corporativa – do inglês), que avalia a preocupação das instituições com questões sociais que transcendem objetivos lucrativos. Para mensurar esta situação, 41% dos perguntados disseram estar dispostos a abandonar uma marca caso ela não cumpra com o que anuncia em seu discurso, assim como outros 10% pontuaram que têm como fator decisor de compra o oferecimento de produtos sustentáveis.
Assim, uma boa forma de atrair clientes e retê-los após o primeiro contato é preservar a imagem da instituição – através, por exemplo, de uma cultura organizacional que dê ênfase às questões ambientais e sociais, que promova um discurso corporativo mais coeso e que oferte serviços alinhados às preferências do mercado.

Bom atendimento

 

Bom atendimento é essencial para as empresas.

De fato, a primeira impressão é a que fica. Dificilmente um cliente tornará a comprar de uma empresa se, a priori, foi rudemente recebido, esperou demasiadamente para ser respondido ou então não encontrou respostas convictas para suas dúvidas – o mais provável, em verdade, é que ele procure a concorrência.
Uma pesquisa realizada pela Hibou, em agosto de 2022, indicou que para 53% dos consumidores, o atendimento é o maior responsável pela fidelização – além de ter apontado que para 94,3%, a agilidade para resolver dúvidas é crucial. Portanto, investir em uma equipe educada e bem treinada, que dispõe de canais otimizados para
comunicação com o cliente, é um passo fundamental para alcançar a fidelização.

 

Preços competitivos

 

Competitividade de preços é uma maneira de se destacar no mercado.

Segundo a pesquisa “Customer Satisfaction and Price Tolerance” (1996), de Anderson, uma experiência positiva do cliente reduz sua sensibilidade ao preço, isto é, o valor do produto ou serviço deixa de ter tanto peso. Todavia, a proposta precisa ser agradável ao bolso do cliente para que ele compre mais vezes – basta ver que, se a concorrência também proporcionar uma experiência satisfatória, e possuir um custo menor, será
preferida.
Desta forma, ajustar os preços dos produtos e serviços para que eles sejam mais competitivos e, por consequência, mais atraentes ao consumidor, é uma política válida para obter preferência.

 

Excelência na entrega

 

Excelência na entrega é um dos destaques para fidelizar clientes.

Ainda que a marca seja atrativa, a recepção seja cordial e o preço seja bom, aquilo que se vende também precisa ter excelência para obter fidelização. Um recente estudo da “KPMG International” revelou que 84% dos entrevistados no Brasil entendem que a qualidade do produto é o principal fator que os mantêm fiéis a uma marca.
É necessário, assim, que os produtos e serviços oferecidos não somente atendam às expectativas, mas sim tenham um diferencial em relação à concorrência. Que façam com que o consumidor não só tenha seu anseio suprido, mas que sobretudo goste tanto da solução a ponto de querer voltar.

Conclusão

 

Fica evidente, portanto, que não basta fazer o básico para fidelizar um cliente. É preciso diferenciar-se, investindo em uma marca que o orgulhe, em um atendimento que o impressione, em preços que o agradem e em soluções que o deixem extremamente satisfeito. Seguindo estes passos, sua empresa não somente terá um consumidor fiel, mas também contará com um propagandista satisfeito e contente, pronto para recomendar seus produtos e serviços para outras pessoas.

Gostou do conteúdo? Entre em contato pelo e-mail contato@juniorfea.com.br, ou através de nosso site Júnior FEA-RP! Nossa equipe estará à disposição para potencializar sua empresa, através de nossos escopos personalizados. Agende uma reunião de diagnóstico gratuita! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campos abaixo e venha solucionar seu problema com a Júnior FEA-RP!