Marketing Digital
Primeiramente, o marketing digital nada mais é do que ações de comunicação e marketing feitas no ambiente online, como sites, blogs, redes sociais, entre outros para promover a empresa e se comunicar com os clientes.
É uma estratégia focada em resultados na atração de clientes, com baixos custos de investimento e alta interação com o público. Além disso, possui benefícios como maior segmentação e alcance devido à possibilidade de viralização na internet, fenômeno que se tornou muito comum atualmente.
Marketing Tradicional x Marketing Digital
Já o marketing tradicional utiliza de meios clássicos de comunicação, como a TV ou panfletos, para divulgar uma mensagem e promover um produto ou serviço. Tal divulgação é feita mesmo que o cliente não esteja buscando pelo produto, buscando gerar interesse nesse potencial comprador. Os benefícios deste segmento seriam a visibilidades dos meios tradicionais, o público mais maduro que alcança e uma maior duração de campanha.
Integração
Tendo em vista esses benefícios, podemos concluir que uma estratégia de marketing que integre ambos os tipos seria ideal para atingir um grande público e promover a empresa. É importante ressaltar que em cada um deles a linha de comunicação deve ser a mesma para que a marca fique nítida na memória dos possíveis clientes.
Para promover tal integração é importante ter um objetivo e ações alinhadas a ele, sempre representando os valores da empresa. Ademais, os esforços alocados devem estar de acordo com a urgência e importância destes objetivos, enquanto todos os retornos devem ser mensurados.
Uma dica de integração é usar o marketing tradicional para tornar a marca conhecida e o digital para engajar o consumidor, aumentando a adesão aos produtos e serviços.
Um exemplo é a Natura que utiliza de 3 fortes apoios para sustentar seu marketing: ubiquidade, relacionamento com clientes e sustentabilidade. Suas campanhas de marketing, como a “bem estar bem”, são divulgadas em vários canais para maior alcance, ou seja, em meios tradicionais e onlines.
Em todas essas formas de divulgação da Natura, o marketing está alinhado com os valores de bem estar social e ambiental. A empresa aposta na indústria sustentável como forma de engajamento com os clientes devido ao alinhamento com o consumidor consciente. Portanto, ela utiliza do chamado “Marketing Verde”, em que enfatiza seu título de 30ª mais sustentável do mundo, segundo a empresa de pesquisa “Corporate Knights”.
Logo, entre apostar somente no marketing digital, pelo baixo custo e alcance, ou somente no tradicional, pela alta visibilidade, concluímos que o ideal é integrar os tipos de marketing. Utilizando do tradicional para aumentar o conhecimento da marca e o digital para aprofundar o relacionamento com o cliente. Dessa maneira, a sua empresa com certeza se tornará uma referência nesta área da administração.
Autora
Giovanna Guilherme
Consultora de Projetos