A análise de custos é uma estratégia utilizada para ter conhecimento sobre os gastos de uma empresa, focada principalmente na pesquisa dos custos fixos e indiretos (aqueles que não variam com a produção).
Mas como ela pode ajudar a empreender?
A importância de saber precificar:
Em primeiro lugar, o estudo sobre a composição dos preços de produtos e serviços, na situação em que o Brasil se encontra, se tornou essencial para a sobrevivência das empresas.
A atenção na definição de preço de venda deixou de ser apenas algo contábil. Ela passou a requerer o conhecimento em diversas áreas, como marketing, psicologia, economia, estudo de processos, etapas de produção entre outros.
Portanto, para definir esse preço é necessário conhecer os custos envolvidos nos produtos. Evitar cobrar a mais e tornar o preço muito caro para o consumidor é o ideal, visto que isso diminuiria o volume de vendas.
Errar no cálculo dos custos é um grande atentado à saúde financeira de uma empresa, já que quase sempre o resultado desse equívoco é o prejuízo.
Com o aumento da concorrência essa situação se torna mais difícil ainda. Para manter a competitividade é preciso diminuir a margem de lucro, o que torna ainda mais importante entender a formação dos preços e a análise dos custos.
Precificação, análise de custos e sucesso no empreendedorismo:
Para as pequenas e médias empresas é fundamental, antes de investir em um novo produto ou serviço, conhecer o mercado em que estão inseridas e o preço da concorrência.
Precisarão produzir em um preço competitivo, reduzir o desperdício e aumentar sua produtividade; resultando em uma maior margem de lucro.
Além disso, fazendo um registro dos gastos o empreendimento poderá identificar quais gastos são desnecessários e quais são importantes para a atividade da empresa.
Logo, fornecendo informações sobre o desempenho da empresa, pois ao investir em uma boa análise de custos é possível gastar menos e lucrar mais.
Gestão de custos
A Gestão de custos deve ser relacionada ao planejamento estratégico da empresa, que ajudará os gestores na tomada de decisão em relação aos financiamentos e investimentos.
Assim, isso dará também ao tomador de decisão mais confiança para fazer negociações e promover sua marca.
O mercado interfere diretamente no preço, ele é o encarregado em fazê-lo. Por causa disso, a estrutura de custos deve ser compatível com o valor de mercado.
Ou seja, com o valor que o produto deve atingir no mercado, baseando-se na concorrência e na lei de oferta e procura.
Não deixe de fazer a análise de gastos!
Por todos esses motivos a compreensão dos custos se torna imprescindível nos dias de hoje e na economia em que nos encontramos.
Não analisar os gastos da empresa é um risco que não se deve correr e pode ser a diferença entre manter as portas abertas e a falência.
Está com dificuldade de analisar seus custos? A gente pode te ajudar!