Como utilizar a Pesquisa de Mercado de forma estratégica

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Entretanto, por que incluir a Pesquisa de Mercado em sua estratégia?

O que é uma Pesquisa de Mercado?

Primeiramente, antes de se aprender a utilizar uma pesquisa de mercado de forma estratégica, é necessário entender o que é e qual a sua utilidade.

A pesquisa é uma ferramenta bastante comum no ramo empresarial. Assim, através dela é feita a coleta e análise de dados do empreendimento, de acordo com o que foi informado e solicitado.

Além disso, ela possui diversos ramos de atuação, dentre eles, por exemplo, percepção de marca, estudo de clientes e concorrência, oportunidades de melhoria, entendimento de fraquezas, dentre outras mais.

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Para mais, pode ser feita de maneira online, totalmente anônima, rápida e segura ou ainda de forma presencial. Ademais, são coletados dados de populações e regiões específicas, entendendo hábitos de determinados perfis e clientes, a depender do objetivo escolhido.

Sua utilização é ainda muito ampla, podendo auxiliar na tomada de decisão em cada área escolhida para a pesquisa. Para entender mais sobre, visite nossa página sobre o assunto.

Como utilizar de maneira estratégica?

Agora que já entendemos o que é e como utilizar uma pesquisa de mercado, vamos para a parte estratégica:

A primeira vista, gastar recursos para entender como funciona seu consumidor ou sua concorrência parece uma ideia pouco interessante. 

Afinal, por que eu deveria buscar entender isso? Ou ainda, por que eu deveria me importar com o que as pessoas acham da minha marca?

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Primeiramente, sem consumidores não ocorrerão vendas de produtos/serviços. 

Logo, entender o porquê ele escolhe o seu estabelecimento ao invés do concorrente pode auxiliar na tomada de decisões. Assim, os pontos fortes são reforçados e fraquezas corrigidas.

Já para a percepção da marca, é possível entender qual posição seu produto ou serviço ocupa quando vêm a mente das pessoas. Ainda mesmo daqueles que não são consumidores, mas que podem tornar a consumi-los.

Além do mais, realizar uma pesquisa de mercado pode também apresentar nichos e oportunidades que não seriam perceptíveis.

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Além desses exemplos citados existem diversos outros, que permitem um número ainda maior de análises e conclusões. 

Por conta disso, é fundamental que se contrate uma empresa especialista em pesquisa de mercado. Dessa forma, você é auxiliado corretamente e realiza a pesquisa seguindo a metodologia apropriada.

Podemos concluir que

A pesquisa de mercado deveria ser considerada um investimento, e não um gasto! 

Diante de todas as possibilidades que ela oferece em diversos campos a serem explorados, é fundamental para aqueles que desejam montar uma estratégia e superar a concorrência. 

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Agora que entendeu porque incluir a Pesquisa de Mercado na estratégia do seu negócioestá na hora de colocar em prática! 

Converse com um de nossos consultores para realizar sua pesquisa de mercado e traçar sua estratégia! Vamos nessa juntos!

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