Dúvidas em relação à correta precificação de produtos e/ou serviços são mais comuns do que você imagina. Isso porque a precificação está diretamente ligada à atratividade, competitividade e lucratividade de uma empresa, assim, um preço estabelecido de forma incorreta pode ser o responsável por colocar a empresa em risco. Isso, como podemos estabelecer os melhores preços para o mercado e atingir a margem de lucro desejada? Como podemos precificar um produto ou serviço?
O custeio, quando realizado corretamente, pode ser o ponto chave para alcançar a satisfação do consumidor, reagir às estratégias da concorrência, ajustar o público-alvo e gerar melhores resultados para a empresa. Assim, partindo dessa ideia, é necessário que a empresa tenha um bom planejamento financeiro e estratégico, e, para auxiliá-los a precificar um produto ou um serviço da melhor forma para o seu negócio trouxemos 5 passos importantes a serem seguidos:
1. Tenha completo conhecimento dos seus custos e despesas
A princípio, passo para iniciar a precificação é ter o completo domínio a respeito dos gastos da empresa que estão ligados à produção de determinado produto ou serviço, seja de forma direta (custos), como matéria-prima e fornecedores; ou indireta (despesas), como folha salarial e consumo de água/energia.
Uma dica para evitar problemas de controle de gastos é calcular o custo unitário, contabilizando os custos e despesas que estão envolvidos na produção de cada unidade de produto fabricado ou serviço fornecido.
2. Defina o Markup da empresa
O Markup é um índice utilizado durante a formação do preço de venda e, uma vez definido, é aplicado sobre o custo das mercadorias e determina o preço de venda ideal.
Ou seja, é esse índice o responsável por garantir que o preço final seja o melhor possível, viabilizando o pagamento de todos os custos e despesas gerados, além de fornecer resultados mais satisfatórios para a empresa.
Assim, para definir, de forma simplificada, o Markup de uma organização é preciso ter as Despesas Fixas e Variáveis e a Margem de Lucro determinadas e, a partir disso, chegamos na seguinte fórmula:
Markup = 100/100 – (DF + DV + ML)
Como resultado – com base nesse indicador, o qual será um número inteiro – é possível definir o preço através da fórmula:
Preço de Venda = Custo de Produção X Markup
É válido ressaltar que, não existe um índice ideal de Markup, pois ele é uma variável que depende de cada tipo de serviço e estratégia definida pela empresa.
3. Conheça sua Margem de Lucro
A margem de lucro diz respeito à representação percentual de lucro da empresa em relação a venda de determinado serviço ou mercadoria. Sobretudo, o lucro é descrito como a diferença entre o faturamento gerado pelas vendas da empresa e os gastos (custo e despesa) existentes.
Assim, é imprescindível que dentro da estratégia de precificação se defina o quanto você deseja lucrar com a venda de tal produto ou serviço. Sendo fundamental ao defini-la respeitá-la.
Entretanto, vale relembrar que não existe uma margem de lucro ideal. O que torna necessário o desenvolvimento de estratégias para definir qual será a que melhor se aplica a sua empresa, buscando sempre o equilíbrio.
Para encontrar a Margem de Lucro realizamos o seguinte cálculo:
Margem de Lucro = (Preço – Custo) / Preço
4. Estude o Mercado
Para traçar estratégias de precificação de sucesso é preciso ter um pleno conhecimento do mercado, a fim de entender como a concorrência vende, por quanto, quanto e para quem.
Nesse sentido, é muito importante que seu preço de venda esteja em consonância com as exigências do consumidor. Todavia, evitando se distanciar da concorrência para não gerar “guerra de preços”.
5. Busque o Equilíbrio
Por fim, vale reforçar o quão vital e importante é buscar o ponto de equilíbrio durante o plano estratégico de precificação. Isso porque o custeio de um produto necessita ser feito visando, ao mesmo tempo, a máxima satisfação do cliente e lucro da empresa.
Dessa forma, para consegui precificar um produto ou um serviço a precificação precisa ser estudada e definida com muita cautela. Haja vista que é necessário definir estratégias para que o valor do produto não seja tão alto ao ponto de desestimular a compra por parte de potenciais clientes. Bem como ser alto o suficiente para maximizar os resultados da empresa, e, assim, encontrar o equilíbrio.
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