O que é ser um microempreendedor individual? Como posso expandir o meu negócio?
Conhecido pela abreviação MEI, o microempreendedor individual é um profissional autônomo. A categoria foi criada em 2008, com o intuito de regularizar a situação informal de vários profissionais e facilitar alguns processos de atividade econômica. Além disso, vários benefícios se adquirem ao se tornar um microempreendedor individual.
Principais benefícios:
- Ter CNPJ, e, consequentemente, acesso a créditos com juros mais baixos.
- Permissão para emitir nota fiscal, visto que isso pode atrair mais clientes e fornecedores.
- Aposentadoria.
- Auxílio maternidade.
- Isenção de tributos federais.
Para criar seu próprio MEI é necessário estar na lista de profissões que entram na categoria e além disso, cumprir com os requisitos pedidos, já que criaram com o objetivo de regularizar a situação de profissionais informais.
Bem como, existe alguns preceitos para se tornar um MEI, a saber:
- Faturar até R$ 80.000,00 por ano.
- Não ter participação em outra empresa como sócio.
- Possuir apenas um funcionário contratado.
E agora, como posso expandir meu negócio?
A princípio – após ter realizado o processo de abrir seu MEI e organizar seu negócio – o microempreendedor deve conseguir manter seu empreendimento e mais pra frente aprender a planejar seu crescimento. Enquanto isso ele deve estar sempre buscando se capacitar para conseguir compreender melhor o mercado que sua empresa está inserida e, a partir disso, tomar decisões assertivas.
Principais pontos para poder expandir seu negócio:
Acima de tudo, estar atento a concorrência ajuda a conhecer melhor quais são os pontos fortes e fracos de tais empresas. Assim, é possível realizar uma comparação entre seus processos internos e identificar pontos que você pode melhorar.
Algumas questões que podem ser revistas:
- O preço dos produtos concorrentes;
- O relacionamento dela com seus clientes;
- As ações de marketing;
- O espaço que ela possui nos meios digitais.
Dessa forma, percebe-se como avaliar a empresa concorrente é um passo mister para encontrar pontos internos que podem aprimorar e, assim, fazer seu negócio crescer.
Entender seu público alvo
Isso faz com que a empresa consiga direcionar seus esforços em marketing e vendas de modo mais eficiente, de modo a garantir uma aproximação maior com seu público. Dessa maneira, seu negócio estará mais alinhado com o grupo de consumidores específico que se interessa pelo serviço que sua empresa oferece.
Inovar nos serviços
Sobretudo, em um mercado competitivo, em que muitos querem empreender, pode ocorrer uma saturação de mercado. Isso acontece quando muitas pessoas oferecem o mesmo produto/serviço e assim os preços acabam caindo. Por isso, o ideal é inovar de tempos em tempos, para que o seu negócio ofereça sempre serviços atualizados. Dessa forma percebe-se a importância do papel da inovação no empreendedorismo, a qual que vem crescendo cada vez mais. Inovar é essencial não só para que a empresa continue gerando lucros, mas também para impulsionar o crescimento e o sucesso do seu negócio.
É preciso ter um planejamento
Planejamento estratégico trata-se de todo o processo de criar e executar uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Em síntese, desde a definição das metas, até às tomadas de decisão e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.
Ou seja, se você tem a intenção de expandir seu negócio, a criação de um plano de ação para alcançar os seus objetivos é um ponto importante.
Onde sua empresa está? Onde quer chegar? Como chegar lá? Essas três perguntas definem os passos para que possa criar um planejamento estratégico .
Portanto, se você é um microempreendedor individual e deseja expandir seu negócio é importante dar atenção aos pontos mencionados, e através de um bom plano para seu negócio, você com certeza terá bons resultados.
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