Nos dias de hoje, a pergunta “como atrair clientes?” é uma grande dúvida entre os empreendedores. A princípio, com o crescimento das mídias digitais e rede sociais, sabemos que a oferta de produtos e serviços é muito grande.
Em primeiro lugar, é fato que o espaço pelo mercado se torna cada vez mais competitivo. De acordo com o SERASA EXPERIAN, o número de empresas abertas cresceu 12,4% em 2019, e você como dono de uma empresa tem que conseguir chamar a atenção do público para o seu produto/serviço.
Mas então, como conseguir despertar esse interesse para atrair nos seus futuros clientes?
O que é importante saber sobre seus compradores?
De antemão, a primeira coisa que você tem que ter em mente antes de querer gerar interesse no seu cliente, é conhecer o seu cliente. Ou seja, algumas informações básicas, como gênero, idade, área de atuação, informações sobre como usam os meios digitais também são legais de se ter.
Além da frequência com que seus clientes ficam nas redes sociais, quais mídias eles mais usam, e quanto tempo em média eles gastam em cada uma. Enfim, nesta parte é importante que você defina muito bem a persona do seu produto/serviço.
Existem algumas maneiras de descobrir essas informações para definir a sua persona, tais como:
- Sua empresa pode aplicar um formulário online;
- Fazer uma análise comercial das mídias digitais da empresa
- Fazer uma pesquisa por telefone
Enfim, aqui é a criatividade quem manda.
Identificação da dor dos clientes
Antes da produção de conteúdos ou de uma campanha de marketing, é muito importante que você saiba qual é a dor do seu cliente. “Dor” do cliente é, basicamente, o principal problema que seus clientes enfrentam.
Depois que você descobrir essa dor, é muito mais fácil de despertar o interesse dos seus leads. A partir disso, sua empresa já está pronta para construir um plano de marketing em cima dessa dor, além de focar a produção de conteúdos inteiramente em temas relacionadas à essa dor para, dessa maneira, o seu público ficar mais interessado.
Dinâmica das redes sociais para atrair clientes
Outro ponto muito importante para a elaboração do plano de marketing para gerar interesse nos seus clientes, é entender como funciona o alcance das duas redes sociais e como fazer com que suas publicações tenham o maior alcance possível.
Bem como é exemplo do Instagram, nessa plataforma, quanto mais publicações postadas e com uma frequência de postagem alta, maior será seu alcance, e consequentemente seu engajamento será maior, sua marca terá mais visibilidade e, provavelmente, o interesse do seu público será maior.
Contudo, não existe uma receita de bolo para gerar esse interesse, nós não podemos falar para sua empresa postar isso e aquilo que dará certo. Como foi falado, é de extrema importância conhecer o seu cliente, sua persona e saber quais são suas demandas. Nesse sentido, sua empresa consegue ter uma direção sobre o que postar. Como resultado, algumas coisas demonstram resultados positivos.
Exemplos:
Tente sempre produzir conteúdos relacionados à dor do cliente, tente criar dúvidas neles e tenha a resposta para essas dúvidas em outras mídias da empresa ou, até mesmo, em outro post. Assim, você faz com que o cliente tenha uma interação maior e, consequentemente, um interesse maior.
Se planeje para alcançar mais clientes
Enfim, para resumir, tente descobrir qual a demanda do cliente e produza conteúdos direcionados à essa dor. Tenha uma frequência boa de postagens e faça com que seu cliente se sinta engajado, fidelizado pelo seu negócio. Dessa maneira, você poderá construir uma base sólida de como atrair clientes que sempre irão olhar bem para sua marca e querer contratar seus serviços ou comprar seus produtos novamente.
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Autor
Pedro Ebiner
Consultor de Projetos