O setor financeiro é o responsável por garantir à empresa melhores condições para gerir seus recursos e desempenhar com maior qualidade suas atividades. E mesmo assim, muitas vezes subestimamos sua importância. Você sabia que 56% das empresas que fecham as portas nos primeiros anos tem como motivo a crise e a falta de capital? E que 35% destas fecham por conta do seu fluxo de caixa? Uma estruturação financeira pode te auxiliar a ter maior confiança financeira no futuro de seu negócio!
O que é uma estruturação financeira?
A estruturação financeira se baseia, principalmente; na liquidez, no endividamento e na rentabilidade da empresa. Fazendo estudos completos, nos quais serão analisados os principais dados da empresa, como Balanço Patrimonial e sua DRE, ou um estudo mais superficial de dados, com o objetivo de refinanciar e reestruturar todas as dívidas e patrimônio da empresa.
E como isso ajuda meu negócio?
O estudo te ajudará a identificar quais são seus problemas financeiros e onde eles estão localizados. E então, partindo destes dados desenvolverá estudos relacionados à rentabilidade, financiamento, capital de giro, e também, aos encargos bancários e opções de liquidez. Tendo em vista os diversos levantamentos feitos dentro da própria empresa, este estudo te ajudará não só a identificar seus principais problemas, como te mostrará a estratégia mais eficaz para combatê-los!
Principais vantagens
– Melhora a saúde financeira da empresa
– Concede dados para embasar a tomada de decisão
– Auxilia na definição de questões como precificação e metas de vendas
– Melhora os resultados financeiros do empreendimento
Mas como posso começar a implementar uma estruturação financeira?
A estruturação financeira pode começar com ações simples, como algumas ferramentas e bons hábitos. Vários pontos podem impactar nos seus resultados sem você saber o porquê. Então, para melhorar isso é importante utilizar desde hábitos como: manter todas as notas fiscais e controlar itens, como produtos de limpeza e papelaria, entre os gastos da empresa, até ações mais elaboradas, como: a separação de contas pessoais e da empresa e a utilização de planilhas de controle de estoque e finanças.
As planilhas como ferramentas de controle
Armazenar seus dados em planilhas é uma excelente forma de manter a gestão das informações da sua empresa. Se você registrar todas as movimentações da sua empresa, desde produtos de limpeza, até as operações e fluxo de caixa, poderá ter uma visão muito mais assertiva quanto à situação atual da sua empresa.
Como podemos ajudar?
Agora você já sabe o que deve é, e como iniciar uma estruturação financeira. Mas e como botar tudo isso em prática? Ainda precisa de alguma ajuda? Nós, da Júnior FEA-RP, podemos ajudar!
Nós oferecemos uma experiência única, com um projeto personalizado e de preço acessível para você. Seu projeto será recorrentemente acompanhado pelos consultores e professores da USP, trazendo atualizações sobre o andamento do projeto. Além disso, você terá um canal de comunicação com os coordenadores e consultores do projeto, que estarão à disposição para tirar quaisquer dúvidas que você tenha.
Entre em contato e venha viver a experiência Júnior FEA.