Você provavelmente já se deparou com uma Landing Page, durante a sua jornada como navegante na Internet. ‘’Land o quê?’’, você talvez pergunte, pois bem, nós explicaremos! Landing vem do inglês e significa ‘’aterrissagem’’,‘’desembarque’’. Para ficar mais didático, imagine que você, na Internet, viva em uma realidade utópica, onde você é capaz de transitar em um jato super sônico que permite que você mude de localidade em instantes. Você aterrissa em uma cidade que não te chama tanta a atenção e rapidamente já pensa em voar para tantas outras, que possam ser mais interessantes, em questão de segundos. Tenso para aquele local manter os seus visitantes assim, não é? E é daí que surge a necessidade de uma Landing Page: um plano estratégico para que esse visitantes tenham vontade de, pelo menos, deixar um contato e dizer o clássico ‘’vou dar uma olhadinha e já volto!’’. Claro, na versão cibernética.
Complementando as metáforas, a Landing Page basicamente é uma página focada em um objetivo e desconectada da navegação tradicional do website do negócio. A função dela é sempre garantir que o visitante execute uma ação, seja ela qual for: assinar um período de teste gratuito, preencher com um e-mail ou telefone de contato, receber um ebook gratuito
de brinde, etc. Com esses simples comandos, o internauta deixa de ser um simples visitante e se torna um lead (um cliente em potencial).
Vale ressaltar, que a Landing Page pode sim ter como objetivo a captação imediata de clientes, com uma abordagem mais agressiva, mas isso não é regra: por muitas vezes, ela é encarada como uma maneira de introduzir o visitante no Funil de Vendas (etapas que levam até a venda, como a atração, conversão, relação…). Portanto, é essencial entender, para o seu negócio, como cada caso pode ser aplicado. Ok, mas o que é preciso fazer para garantir que o viajante do jato super sônico não escape da minha cidade?
Cola nessas 4 dicas:
1) Evite links de navegação
Agora não é a hora de perder a atenção do viajante: não use links que o leve para outros lugares e o desvirtue do foco. Tudo deve ser simples o suficiente para que ele realize uma ação na página.
2) Use um bom título com um texto de apoio
Agora é o momento da persuasão: use as palavras certas que descrevam o benefício e os diferenciais do que você oferece. Evite ser pedante demais (abusar de palavras difíceis, como nós fizemos agora), a chance de surgir uma ambiguidade com relação a sua proposta é muito grande e pode fazer com que o visitante fique confuso e indeciso. Entretanto, não sinta medo de usar gatilhos emocionais que possam persuadir e evocar emoções, como curiosidade e o medo de estar perdendo algo (o famoso FOMO, do inglês). Seja sucinto, afinal, o jato super sônico do seu visitante está estacionado ali do lado e ele
pode voar a qualquer momento…
3) Tenha um botão de ação atraente
O botão de ação é o que vai garantir que o visitante realmente vai deixar algo valioso para você, por isso, ele precisa ser pensado cuidadosamente. Ele precisa estar bem localizado, de maneira que não seja necessário rolar muito a página para encontrá-lo, com cores que contrastem com o esquema visual do resto dos elementos e distante do genérico ‘’Clique aqui’’. Prefira usar frases mais direcionadas como: ‘’Ganhe um mês grátis’’ , ‘’Comece agora’’, etc. A ideia é que os visitantes saibam exatamente o que esperar depois do clique.
4) Demonstre credibilidade
Não importa a sua intenção com a Landing Page, despertar a confiança de quem lê é fundamental! Depoimentos, indicadores de segurança, estatísticas de sucesso e prêmios podem ser usados para credibilizar o seu negócio.
Bom, nesse louco mundo utópico que é a Internet, nós garantimos para você que a Júnior-FEA não é um lugar qualquer. Ela sequer se limita a ser uma cidade, é um universo Júnior! Afinal, são 32 anos de um trabalho de excelência! Tenho certeza que você, viajante, não vai querer partir sem antes bater um papinho com a gente, não é? Não perca tempo e entre em contato conosco em qualquer um dos nossos canais de comunicação e entenda melhor o quê nós podemos fazer pelo seu negócio! Afinal, é sempre um prazer tê-lo por aqui!